Avanço mundial da desertificação preocupa Marco Maciel
Da Redação | 03/11/2010, 16h03
O avanço da desertificação no mundo, e em particular no Nordeste brasileiro, tem preocupado o senador Marco Maciel (DEM-PE). Segundo revelou em Plenário, nesta quarta-feira (3), 122 dos 185 municípios de Pernambuco já sofrem com o problema. O parlamentar aproveitou para resgatar as conclusões da 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID), realizada em agosto passado, em Fortaleza (CE), e cobrar medidas efetivas da comunidade internacional para conter esse processo.
- A oportunidade perdida em Copenhague (referência à Conferência do Clima da ONU realizada na Dinamarca), no ano passado, não deve ser um paradigma a seguirmos. É necessário que os dirigentes de todas as nações - das desenvolvidas às em desenvolvimento - entendam e ponham em prática um movimento solidário - apelou Marco Maciel.
O senador por Pernambuco recordou ainda sua participação, em 1999, na 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (COP-3). Conforme ressaltou, o evento ajudou a divulgar o compromisso ambiental da Articulação Semi-Árido Brasileiro (ASA), entidade da sociedade civil que, entre outras ações, defende a construção de um milhão de cisternas nas áreas afetadas pelo problema.
Biodiversidade
Marco Maciel também comentou a Conferência da ONU sobre biodiversidade, encerrada no último final de semana no Japão. O encontro resultou em acordo internacional para a ampliação, até 2020, das zonas de proteção ambiental para 17% da superfície terrestre e para 10% das superfícies marinhas.
Uma decisão foi particularmente festejada pelo Brasil: o protocolo sobre o uso e a distribuição equilibrada de benefícios gerados por recursos genéticos. Isso deverá levar à repartição dos ganhos gerados pela manipulação de plantas e microorganismos na produção de medicamentos e cosméticos entre a indústria - sediada geralmente em países ricos - e os países - a maioria deles pobre - fornecedores dessa matéria-prima. A medida foi adotada dentro da estratégia de combate à biopirataria.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: