Morre ex-senador Passos Porto

Da Redação | 19/10/2010, 13h45

Deputado federal por cinco mandatos, senador de 1979 a 1987, quando exerceu o cargo de 2º vice-presidente do Senado, e diretor-geral da Casa de 1987 a 1991, José Passos Porto morreu nesta madrugada, em Aracaju (SE). Aos 86 anos, ele faleceu em sua casa, no bairro São José, e será enterrado às 9h desta quarta-feira (20).

Desde que chegou ao Senado, no início do governo de João Baptista Figueiredo, Passos Porto lutou tenazmente por uma reforma tributária que contemplasse com mais recursos os municípios. Seu argumento era o de que o país não poderia prosseguir com as constrangedoras cenas de prefeitos viajando a Brasília, a fim de pedir verbas ao governo federal. Em sua luta por essa reforma, Passos Porto ficou conhecido como o criador da bancada municipalista no Congresso.

Nascido no dia 28 de dezembro de 1923, em Itabaiana (SE), Passos Porto era engenheiro agrônomo por formação, mas sempre preferiu a atividade política, onde conquistou o primeiro mandato pela UDN em 1958. Decretado o bipartidarismo pelos militares, filiou-se à Arena. Na reforma partidária de 1980, migrou para o PDS e, em 1986, para o PMDB. Deixou três filhos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: