Alvaro Dias registra protesto de ex-preso político cubano contra o presidente Lula

Da Redação | 15/07/2010, 16h28

"Lula se aliou ao crime e não à justiça", disse Omar Rodríguez Saludes, dissidente cubano exilado na Espanha, segundo matéria publicada pelo jornal O Globo lida da tribuna do Plenário pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR). A declaração foi feita em Madri, durante entrevista coletiva concedida por sete dos 11 cubanos soltos esta semana. Saludes acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter se omitido durante a greve de fome de Orlando Zapata, que culminou com a morte do preso político.

No período em que Zapata fazia seu protesto contra as condições carcerárias de Cuba, o presidente Lula visitava a ilha e apareceu posando para fotos apertando a mão de Fidel Castro e de seu irmão Raul Castro. Ele não intercedeu pelo preso, que foi condenado a mais de 30 anos por defender os direitos humanos. Alvaro Dias lembrou que, ao contrário, Lula teria comparado os dissidentes cubanos aos presos comuns mantidos nas prisões brasileiras.

- Creio que vai se tornando rotina na vida de todos nós, brasileiros, assistir a espetáculos em que o presidente Lula passa a mão na cabeça de todos os ditadores do mundo, afronta os direitos humanos e as liberdades democráticas, convive com os totalitários, avalizando as suas perversas atitudes que vão desde prender adversários políticos a levá-los à morte - afirmou Alvaro Dias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: