Visita de Lula ao Irã gera debate na CRE
Da Redação | 13/05/2010, 19h03
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Irã, prevista para este sábado (15), gerou um debate na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta quinta-feira (13). A tentativa do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que presidia a reunião, de aprovar uma manifestação desejando sucesso ao presidente brasileiro no encontro com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, acabou não se concretizando porque o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) argumentou que não havia quórum para a votação de matérias.
O assunto entrou em pauta em uma intervenção do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que defendeu a política do governo brasileiro em relação ao Irã. Suplicy sugeriu, então, a Simon que formalizasse um requerimento, a ser votado ainda naquela reunião, destinado a transmitir ao presidente o desejo da CRE de que ele fosse bem sucedido no diálogo com o presidente do Irã. O presidente Lula deverá defender o entendimento de que o Irã tem o direito de usar a energia nuclear, mas somente com fins pacíficos.
Flexa Ribeiro, que já havia deixado a reunião, voltou para impedir a votação de tal requerimento e lembrou que o assunto era polêmico. Suplicy reconheceu que não seria possível a obtenção de um "consenso representativo", devido ao pequeno número de senadores presentes, e anunciou que o requerimento seria apresentado em Plenário na tarde desta quinta-feira. Flexa Ribeiro pediu que isso não fosse feito, já que, provavelmente, não haveria quórum em Plenário. No final do debate, Suplicy decidiu fazer apenas um pronunciamento sobre o assunto e informou que Simon faria o mesmo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: