Parlamento tentará acordo entre Inglaterra e Argentina a respeito de petróleo das Malvinas

Da Redação | 11/05/2010, 13h37

Os parlamentares que integram o Parlamento do Mercosul aprovaram nesta segunda-feira (10) uma proposta de disposição da Mesa Diretora para criação de uma comissão especial que realizará gestões junto às autoridades da Argentina e da Inglaterra em busca de um acordo entre os dois países para exploração dos recursos naturais das Ilhas Malvinas.

Pela proposta ora aprovada, apresentada pelo deputado brasileiro Nilson Mourão (PT-AC), uma comissão do Parlamento do Mercosul, integrada por dois representantes de cada delegação que integra o bloco, fará contato com autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo dos dois países.

O assunto foi tema de debates na última sessão do Parlamento, quando se aprovou moção de repúdio à decisão unilateral do Reino Unido de explorar petróleo e gás na plataforma continental que circunda a região do arquipélago.

A Grã-Bretanha e a Argentina travam disputa histórica pelas Ilhas Malvinas. Em 1982, os dois países chegaram a travar um conflito armado pela posse da região, conhecido como a Guerra das Malvinas. Com o resultado da disputa, desfavorável aos argentinos, a Inglaterra se considera dona do território, que denomina Falkland Islands.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: