Plenário aprova indicação de Maria Elisa de Bittencourt Berenguer para Embaixada em Israel
Da Redação | 28/04/2010, 19h24
O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (28) a indicação da ministra de primeira classe Maria Elisa de Bittencourt Berenguer para ocupar o cargo de embaixadora do Brasil em Israel. Sua indicação - aprovada com 46 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção - recebeu parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no dia 14 de abril. A mensagem do presidente da República com a indicação da ministra teve como relator o senador Marco Maciel (DEM-PE).
Na ocasião, ela falou aos senadores sobre o compromisso do Brasil com a busca da paz no Oriente Médio. A ministra disse ter considerado "altamente exitosa" a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Israel, em março. Ela recordou que o presidente brasileiro foi aplaudido de pé no Parlamento israelense mesmo depois de haver feito críticas à construção de novos assentamentos em Jerusalém Oriental. Ressaltou ainda que o governo brasileiro julga poder ser útil no processo de paz.
Antes de se tornar ministra de primeira classe do quadro permanente de diplomatas do Ministério das Relações Exteriores, a carioca Maria Elisa de Bittencourt Berenguer, formada em 1970 pelo Instituto Rio Branco, atuou como ministra-conselheira na embaixada do Brasil em Moscou. Ela recebeu prêmios por sua atuação na Europa, Ásia, Oceania, África, América Latina e América do Norte.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: