César Borges diz que violência aumenta e leva a Bahia 'ao caos'
Da Redação | 28/04/2010, 16h17
Citando reportagem do jornal A Tarde, o senador César Borges (PR-BA) disse nesta quarta-feira (28) que a violência aumentou e lançou a Bahia no caos. Segundo o jornal, já são quase 3 mil ocorrências registradas no bairro da Pituba, em Salvador, nos quatro primeiros meses deste ano, com aumento considerável dos casos de assaltos a mão armada. Um policial civil foi morto a tiros e um professor universitário foi ferido.
Dentre os casos registrados, César Borges destacou os crimes de roubo, assalto, assassinato, furto de veículos, prostituição e tráfico de drogas. Apenas no bairro da Pituba, foram registrados 647 roubos e, no último sábado, o jornalista Washington de Souza Filho foi baleado na Rua Ceará. O jornal chegou a publicar orientações para a população se defender dos criminosos.
- Só falta dizer: 'Não saiam de casa, não façam mais nada, não andem pelas ruas da sua cidade, porque o clima é de total insegurança. A Pituba está entregue aos ladrões, aqui o pedaço é deles'. A própria polícia se sente refém porque está sendo caçada pelos bandidos. Dizem que na Bahia existe um programa chamado "Bala Para Todos" - lamentou o senador.
César Borges também protestou contra a grave crise da saúde na Bahia. Segundo ele, o problema atinge as redes hospitalares, pública e privada, onde um paciente aguarda até 30 dias numa fila por vaga em UTI. O senador informou que em 2009 426 pacientes morreram à espera de vaga nos hospitais públicos e que o Ministério Público abriu inquérito para investigar esses casos.
O senador Marco Maciel (DEM-PE) disse, em aparte, que a área da saúde é especialmente sensível, pois trata do cidadão em um momento de grande sofrimento. Quanto à questão da segurança, ele assinalou que, em comparação com outros estados, a Bahia apresenta índices muito altos de criminalidade, mas observou que a solução deve ser buscada em nível nacional. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que os mesmos problemas relatados por César Borges ocorrem no Rio Grande do Norte.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: