Ideli critica tratamento da imprensa brasileira à Petrobras

Da Redação | 29/03/2010, 20h02

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) reclamou em Plenário, nesta segunda-feira (29), da cobertura da imprensa brasileira com relação a fatos relacionados à Petrobras. Ideli disse que os jornais do país dão destaque apenas a informações negativas sobre a empresa, divulgando pouco ou omitindo notícias que demonstram o sucesso da companhia brasileira no setor de petróleo.

- Esta matéria da Petrobras ter ficado em 2º lugar [em lucratividade], no continente americano (América Latina, América Central e América do Norte), como a segunda maior empresa em termos de lucratividade, teve, na imprensa, três parágrafos, na página do fundo do jornal - disse.

Além da informação sobre a boa classificação da Petrobras no ranking de lucratividade, Ideli citou ainda mais duas notícias positivas - sobre a vinda, do Japão para o Brasil, de trabalhadores brasileiros qualificados para trabalhar na construção de plataformas petrolíferas, e sobre prêmio recebido pela Petrobras de empresa melhor gerenciada da América Latina - que não receberam atenção da imprensa.

Em seu pronunciamento, Ideli alertou para a necessidade de o Senado reconhecer o direito de os estados produtores de petróleo receberem os royalties da exploração para os contratos já firmados. Ela defendeu, no entanto, a aprovação pelo Senado da capitalização da Petrobras, bem como da adoção do regime de partilha na exploração.

Em aparte, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) considerou fundamental para viabilizar a votação dos projetos do pré-sal uma decisão sobre a divisão dos royalties. Marcelo Crivella (PRB-RJ) afirmou que seu estado, pela enorme demanda existente de investimentos na área social, não tem condições de dividir os royalties do petróleo. Valter Pereira (PMDB-MS) destacou proposta encaminhada pela Confederação Nacional dos Municípios, no sentido de preservar os royalties atribuídos por contratos de concessão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: