Alvaro Dias solicita voto de pesar pelo falecimento do jornalista Armando Nogueira
Da Redação | 29/03/2010, 17h45
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou requerimento solicitando voto de pesar pelo falecimento, nesta segunda-feira (29), do jornalista e cronista esportivo Armando Nogueira. O parlamentar lembrou que Armando Nogueira foi um dos criadores do Jornal Nacional e destacou-se tanto no campo da administração como comentarista, articulista e escritor.
- Inteligência rara, seus colegas de profissão sempre o reverenciaram, colocando-o num patamar superior - afirmou o senador.
Entre outras realizações, disse Alvaro Dias, Armando Nogueira escreveu dez livros sobre esportes e o texto do documentário Pelé Eterno. Em sua homenagem, o senador leu algumas frases famosas do jornalista: "Pelé é tão perfeito que se não tivesse nascido gente, teria nascido bola"; "Para Mané Garrincha, o espaço de um pequeno guardanapo era um enorme latifúndio"; "No futebol, matar a bola é um ato de amor. Se a bola não quica, mau-caráter indica"; "Os cartolas pecam por ação, omissão e comissão"; "A bola é uma flor que nasce nos pés de Zico, com cheiro de gol".
Para Alvaro Dias, o cronista escrevia "com poesia, lirismo, encantamento e competência profissional".
- Ele foi sempre um símbolo da liberdade de expressão, porque tinha a capacidade de exteriorizar o seu pensamento como poucos neste país, e o fazia com estilo. O que escrevia era sempre perfeito sob o ponto de vista da retórica e sempre muito eficiente sob o ponto de vista do conteúdo, mas, acima de tudo, com uma beleza plástica que encantava os que o ouviam e os que tinham oportunidade de ler seus textos - afirmou o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: