Marco Maciel sugere a candidatos que discutam a política externa brasileira
Da Redação | 26/03/2010, 11h55
O senador Marco Maciel (DEM-PE) pediu nesta sexta-feira (27) aos candidatos à presidência da República que incluam na agenda sucessória a política externa brasileira. A seu ver, maior nitidez no setor faria com que o Brasil melhorasse as relações entre as nações, "dando ao Brasil o destaque que ele merece".
- A política externa brasileira é pouco visível nas campanhas presidenciais, apesar de ser essencial para o país. O aprofundamento dos debates em torno dela contribuiria para posterior superação de impasses externos - previu Maciel.
O senador sugeriu que os debates tenham início por dois temas: a criação de novos mecanismos destinados a fortalecer o Mercosul e ações para melhorar as condições de interlocução, que considera débeis, com a União Européia. Para Maciel, é necessário fortalecer as parcerias comerciais com a Europa e a Ásia.
Marco Maciel entende que o Brasil também deve aprofundar as relações políticas, econômicas e sociais com os países fronteiriços. Tal iniciativa, frisou, permitiria a ampliação do comércio e a participação brasileira em obras de infraestrutura - como estradas, ferrovias e usinas de geração de energia - que venham beneficiar a todos.
Água
O senador também defendeu maiores investimentos na gestão da água, incluindo mecanismos para sua reutilização, com o objetivo de incrementar projetos considerados vitais para o desenvolvimento do país, como os de irrigação e de integração de bacias.
Ele fez a defesa ao registrar a passagem do Dia Mundial da Água, comemorado a cada 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e se destina a discutir diversos temas relacionados à proteção dos recursos hídricos.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: