Votações de novos embaixadores devem ser retomadas em três semanas
Da Redação | 25/03/2010, 13h05
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deverá retomar dentro de três semanas a votação de indicações de novos embaixadores brasileiros. O reinício das votações, como anunciou nesta quinta-feira (25) o presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ocorrerá após audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, marcada para 6 de abril.
A audiência ocorrerá em uma terça-feira. No dia seguinte (7 de abril), a comissão promoverá seminário sobre a Revisão do Tratado sobre a Não-Proliferação de Armas Nucleares, por iniciativa do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). E na quinta-feira (8), a CRE participará de audiência pública conjunta com quatro outras comissões, com a presença do secretário nacional de Direitos Humanos, ministro Paulo Vannuchi. Somente no dia 15, dessa forma, devem ser retomadas as votações de novos embaixadores.
Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Romeu Tuma (PTB-SP) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB) demonstraram preocupação com a interrupção das votações, determinada pelo presidente da comissão depois que seu partido, o PSDB, adotou uma postura crítica em relação à política externa brasileira. Ele decidiu retomar as votações somente depois de um debate com Celso Amorim.
- O que nos preocupa é a ideologização da política externa brasileira - disse Azeredo, ao informar que existem 12 mensagens de indicações de novos embaixadores tramitando na comissão.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: