Para Inácio Arruda, oposição coloca como central uma questão secundária na discussão do pré-sal

Da Redação | 23/03/2010, 18h23

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) criticou os partidos de oposição no Senado por fugirem ao debate da questão, para ele fundamental, da definição do novo modelo de exploração de petróleo da camada pré-sal , baseado na implantação de contratos de partilha, conforme proposto pelo governo federal.

Para ele, o problema da distribuição de royalties, tornado central pela oposição na apreciação dos projetos do pré-sal pelo Senado, é "apenas secundário", e utilizado como pretexto para evitar a discussão relevante.

- Ao trazer para o centro algo que é só a aparência do problema, deixando a essência de lado, o problema central fica de lado - disse o senador.

Inácio Arruda lamentou que a questão dos royalties e das participações especiais esteja sendo colocada na mesa como central, colocando "senador contra senador, estado contra estado".

- Propõe-se, então, que não se vote nada, que não se vote em [regime de] urgência, porque a matéria precisa ser muito discutida, porque é muito delicada, e muito isso e muito aquilo. Mas a questão central fica de lado, o motivo da verdadeira discussão, que é o modelo - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: