Eduardo Azeredo é eleito presidente da comissão que analisa atividades da Abin

Da Redação | 23/03/2010, 19h31

Nesta terça-feira (23), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi eleito presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI).A Constituição federal estabelece a alternância anual entre a Câmara e o Senado no comando do organismo, criado para fiscalizar as ações do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).

O sistema é formado por 12 entidades, entre elas a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), as secretarias dos comandos militares e a Polícia Federal. A comissão antes era presidida pelo deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP).

Eduardo Azeredo, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), destacou os esforços feitos em 2009 para viabilizar as atividades da CCAI, aumentando o número de parlamentares membros a fim de facilitar a obtenção de número mínimo para realizar as reuniões.

- Um novo regimento interno, ampliando a composição do organismo, já foi aprovado no Senado e se encontra agora sob exame da Câmara - destacou.

O presidente da comissão questionou falta de ações mais efetivas de inteligência nas áreas sindical e de organização não-governamentais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: