CMA discute proposta de audiência sobre Bancoop
Da Redação | 23/03/2010, 12h04
Está sendo realizada neste momento reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), na qual está sendo examinado requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para audiência destinada a esclarecer irregularidades na aplicação de recursos pela Cooperativa Habitacional dos bancários (Bancoop).
A oposição tentou votar esse requerimento na reunião da CMA da semana passada, mas foi derrotado o pedido para inclusão da matéria na pauta daquela reunião. Por isso, o exame ficou para hoje.
Conforme o requerimento, deverá ser convidados para a audiência João Vaccari Neto, ex-presidente da Bancoop e atual tesoureiro do PT. Também deve ser convidado o promotor José Carlos Blat, que conduziu as investigações sobre o caso, para quem os dirigentes da entidade lançaram mão de operações fraudulentas para mascarar desvio de dinheiro da cooperativa para o "caixa dois" de campanhas do PT. Deverá ainda ser chamado a falar aos senadores o correto Lúcio Bolonha Funaro, eu teria oferecido ao Ministério Público informações detalhadas sobre as fraudes.
Consta do requerimento que a Bancoop teria recebido R$ 26 milhões dos fundos de pensão Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Petros (Fndação Petrobras de Seguridade Social) e Funcef (Fundação dos Economiários Federais), este formado por servidores da Caixa Econômica.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) já aprovou requerimento de teor semelhante e a audiência conjunta sobre o assunto poderá ser realizado em conjunto.
Mais informações a seguir
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: