Valter Pereira narra esforço para obtenção de refúgio para grupo de haitianos no Brasil

Da Redação | 22/03/2010, 19h59

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) narrou ao Plenário nesta segunda-feira (22) o esforço para a obtenção de autorização para a permanência em território nacional de um grupo de 14 haitianos que entrou ilegalmente no Mato Grosso do Sul na última semana. De acordo com o senador, eles não tinham visto para entrada no país.

Segundo Valter Pereira, os haitianos chegaram ao Brasil pela fronteira com a Bolívia, após atravessarem o Panamá e o Peru. Na fronteira com o Mato Grosso do Sul, foram presos pela Polícia Federal, confundidos com narcotraficantes.

- Foi uma fuga espetacular até o território brasileiro, em que eles utilizaram de todos os meios de transporte. Alguns trechos, tiveram que fazer a pé - disse.

O senador afirmou que, ao ser informado da prisão do grupo na Superintendência da Polícia Federal de Campo Grande, colocou sua equipe à disposição dos haitianos, que obtiveram, após o envio de requerimento ao Comitê Nacional para Refugiados, autorização provisória para permanência no país.

- Eles iam ser deportados. Senti um enorme constrangimento. Imaginem o que isso representaria depois de terem se submetido a uma verdadeira epopeia para fugir dos escombros de seu país? - indagou o senador.

Em 12 de janeiro, o Haiti foi atingido por um terremoto de 7º de magnitude, que arrasou a capital do país, Porto Príncipe, e outras cidades. Duzentos e trinta mil pessoas morreram e 1,5 milhão ficaram desabrigadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: