Valdir Raupp afirma que hidrelétrica de Jirau ficará pronta no próximo ano

Da Redação | 22/03/2010, 18h54

Depois de ter visitado as obras das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comunicou ao Plenário que a usina de Jirau ficará pronta em 2011, quase um ano antes do programado. Ele acompanhou visita que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e dirigentes da Eletrobrás, Eletrosul e Furnas fizeram às duas obras, na quinta-feira (18). As duas usinas produzirão quase 7 mil megawatts.

Durante a visita, acrescentou o senador, foi inaugurada em Porto Velho (RO) uma fábrica de componentes de geração de eletricidade do grupo francês Alstom, associado ao brasileiro Bardella, que atenderá às usinas do Rio Madeira e outras hidrelétricas da região central da América do Sul. O senador disse que essa é a maior indústria de Rondônia, acrescentando que anteriormente já havia sido inaugurada uma fábrica de cimento.

- Rondônia vive uma verdadeira revolução. São 10 mil homens trabalhando em Jirau e outro tanto em Santo Antônio. São 300 máquinas em cada uma das usinas. A fábrica da Alstom dará 400 empregos. Só os investimentos em saneamento, neste momento, somam 800 milhões de reais - afirmou.

Valdir Raupp acredita que, com energia barata e farta das usinas da região, Rondônia poderá se transformar em um centro industrial capaz de atender a Região Norte e países vizinhos. Observou que a energia elétrica das usinas do Rio Madeira deverá ser vendida em Porto Velho com um preço 20% menor, comparando-se com a mesma eletricidade ofertada no Centro-Sul.

Para ele, a recuperação da BR-364, que liga Rondônia ao resto do país, dará um novo impulso ao estado. Observou que Porto Velho fica em um entroncamento, com várias saídas rodoviárias para a Bolívia, o Chile, a Venezuela, além dos estados vizinhos da região Norte e Centro-Oeste. Valdir Raupp acredita ainda que serão fundamentais as quatro Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) que poderão ser implantadas no estado - projeto de sua autoria. Elas se localizarão em Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena e Guajará-Mirim.

O senador voltou a reivindicar da Petrobras a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. Na sua opinião, o gás de Urucupropiciará a instalação de várias indústrias em Rondônia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: