Suplicy diz que sugeriu aos cubanos conciliar 'socialismo com liberdade de expressão'

Da Redação | 18/03/2010, 19h37

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse ao Plenário que sugeriu ao novo embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, que o seu governo deve procurar conciliar "socialismo com liberdade de expressão", referindo-se à prisão de dissidentes políticos. Acrescentou que a sugestão foi feita em encontro na noite de quarta-feira (17), na embaixada da Venezuela, em Brasília.

- Eu reconheço os avanços que aconteceram em Cuba na educação, na assistência à saúde, de maior igualdade entre todos. Mas é importante que a construção do socialismo possa ser compatibilizada com a liberdade de expressão, a liberdade de ir e vir - disse Suplicy da tribuna. Ele voltou a pedir que os Estados Unidos acabem com o bloqueio econômico a Cuba.

No mesmo pronunciamento, Suplicy recomendou aos demais senadores que encontrem, "de forma responsável", o caminho "do equilíbrio" na distribuição de royalties do petróleo da camada de pré-sal. Para ele, todos os brasileiros devem ser beneficiados pelas novas jazidas, mas os estados produtores (Rio, Espírito Santo e São Paulo) também devem ser compensados, como prevê a Constituição, sobretudo se houver danos ao meio ambiente.

Eduardo Suplicy elogiou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua viagem ao Oriente Médio, em favor da paz na região. Disse que o chanceler Celso Amorim explicará aos senadores, no próximo dia 6, as razões da visita de Lula.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: