Lula deveria defender a abertura política em Cuba, diz Valter Pereira

Da Redação | 17/03/2010, 17h27

Em pronunciamento nesta quarta-feira (17), o senador Valter Pereira (PMDB-MS) criticou declaração recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a morte de dissidente cubano Orlando Zapata, e disse que ele deveria usar seu prestígio para defender uma abertura política e mostrar ao regime dos irmãos Castro os empecilhos que o mantêm isolado da comunidade internacional.

- Longe de mim qualquer proposta de intervenção em Cuba ou qualquer outro país. O que pretendo dizer é que é possível aproveitar a amizade de ambos [Lula e os irmãos Castro] e a influência de Lula na comunidade internacional para ajudar Cuba - afirmou.

Orlando Zapata morreu durante viagem recente de Lula a Cuba. Ao ser indagado pela imprensa sobre o episódio, o presidente brasileiro afirmou que o recurso da greve de fome não pode ser utilizado na defesa de direitos humanos. Em declaração posterior à imprensa, que Valter Pereira considerou "infeliz", Lula comparou os presos políticos cubanos aos presos comuns que vivem em São Paulo.

Valter Pereira destacou que a greve de fome não é um mero expediente para ganhar a liberdade, mas um recurso extremo para chamar a atenção da sociedade, especialmente da comunidade internacional, quando outros são incapazes de demonstrar a arbitrariedade do Estado ou do regime.

- A democracia é o regime da transparência e do devido processo legal. De sorte que o preso no Brasil sabe porque foi preso, porque foi condenado e quais os direitos que lhe podem socorrer. Se ele não tem como pagar advogado, o Estado lhe garante a Defensoria Pública - afirmou.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) lembrou que a revolução cubana favoreceu um povo que vivia oprimido, mas que o regime entrou em processo de aproximação com o regime comunista e durante muitos anos ficou "umbilicalmente" ligado à União Soviética, atual Rússia.

- Cuba evoluiu nas questões de educação, mas talvez tenha sido só nisso. São 11 milhões de pessoas que vivem em dificuldade e já era tempo de haver a democratização no país - afirmou Azeredo.

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) também manifestou apoio ao discurso de Valter Pereira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: