Cristovam diz que brasilienses não devem se envergonhar de comemorar os 50 anos da capital
Da Redação | 11/03/2010, 21h20
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou nesta quinta-feira (11) que a construção de Brasília foi uma das grandes epopeias do povo brasileiro. Ele disse que os brasilienses não devem se envergonhar de comemorar os 50 anos da capital do país, mesmo com o governador preso. Acusado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal de envolvimento com um esquema de distribuição de propina, José Roberto Arruda teve a prisão preventiva decretada por obstrução dos trabalhos da Justiça.
Mas o senador reconheceu que as comemorações não se darão com "alegria plena", devido ao recente escândalo que envolveu diversas autoridades do Distrito Federal. Ele disse que os candangos de todas as partes do país que ajudaram a construir a nova capital merecem ser lembrados e homenageados, bem como a grande maioria dos dois milhões de habitantes do DF, que levam uma vida honesta.
- Foram os brasileiros corajosos e trabalhadores que vieram para cá. Foram eles que fizeram isso aqui. A gente não pode esquecer essa história passada por causa dos erros de algumas pessoas que aqui vivem. E o resto do Brasil? Não comete esses erros? Não houve em nenhuma outra cidade ou estados governos corruptos? Governadores que se comportaram de uma maneira que não deveriam? Não houve? - questionou.
Cristovam disse que a população de Brasília possui histórico de luta contra a corrupção e contra injustiças, como as manifestações das Diretas Já, os chamados "caras pintadas" e até mesmo manifestações contra o atual governador afastado.
- Esse povo não pode ser colocado na cesta de lixo como se o povo todo tivesse cometido atos ilícitos, imorais. O povo de Brasília merece respeito e merece respeito, inclusive, a vergonha que, muitas vezes, nós hoje temos - disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: