Sadi Cassol anuncia projeto que proibirá concurso com salário menor que o piso da classe

Da Redação | 09/03/2010, 18h21

O senador Sadi Cassol (PT-TO) anunciou em discurso que já conseguiu as assinaturas para apresentar proposta da emenda à Constituição que proibirá os estados, a União e os municípios de lançarem edital de concurso onde o salário previsto seja inferior ao piso da classe do profissional a ser escolhido.

- Não é justo que hoje se abra um concurso público, por exemplo, para um engenheiro civil e o estado coloca no edital [salário] de dois mil reais quando o piso salarial da categoria é de quatro mil reais - afirmou.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) enalteceu a iniciativa de Cassol, criticando que o Congresso tenha aprovado o piso salarial dos professores (R$ 950,00), mas cinco governadores entraram na Justiça questionando a lei.

Mulheres

No mesmo discurso, Sadi Cassol cumprimentou as mulheres pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, ocorrido nesta segunda-feira (8), enumerando os avanços que elas conseguiram nos últimos cem anos. Lamentou, no entanto, que elas ainda enfrentem desemprego, discriminação salarial, dificuldades de acessos a cargos qualificados, falta de creches para seus filhos, previdência precária e trabalho informal.

- Quero homenagear não apenas as bravas mulheres que lideraram os movimentos feministas e que conseguiram efeitos extraordinários, mas lembrar, também, as mulheres simples, heroínas anônimas que, diariamente, travam uma luta árdua, nem sempre compensada por exercer a cidadania - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: