Programas do governo para a juventude são discutidos por comissão

Da Redação | 11/03/2010, 12h59

O governo Luiz Inácio Lula da Silva já criou 7.338.000 empregos para jovens entre 18 e 29 anos, em um total de 9.173.000 empregos totais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A informação é do secretário Nacional da Juventude, órgão da Presidência da República, Beto Cury, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. A audiência pública foi convocada por requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS).

Participaram, além de Paulo Paim e Beto Cury, o presidente da CDH, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), os senadores José Nery (PSOL-PA), o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) o presidente do Conselho Nacional da Juventude, cujo mandato termina hoje, e seu substituto, João Vidal, e o secretário da Juventude do PT, Maurício Piccin. Cada um fez um relato das atividades de suas respectivas áreas, e o senador Paulo Paim informou que está empenhado na aprovação do Estatuto da Juventude, que está na Câmara dos Deputados, e da chamada PEC da Juventude, uma proposta de emenda à Constituição que muda o capítulo da Ordem Social garante mais direitos constitucionais aos jovens.

Davi Barros disse que há um projeto de lei na Câmara dos Deputados que garante reparação à União Nacional dos Estudantes (UNE) pelo incêndio no prédio da entidade, durante o regime militar.

- Será a primeira vez em todo o mundo que uma entidade, que envolve uma coletividade, terá uma reparação. Até agora, nas cortes internacionais, só houve reparações individuais - acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: