Heráclito Fortes e Haroldo Tajra oferecem café da manhã a servidores com deficiência
Da Redação | 09/03/2010, 14h01
O 1º Secretário do Senado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), e o diretor-geral da Casa, Haroldo Tajra, vão receber servidores do Senado, funcionários terceirizados e estagiários com deficiência, em café da manhã nesta quarta-feira (10), no restaurante dos Senadores.
A intenção é aproximar a administração da Casa das necessidades demandadas por este grupo, para o pleno desenvolvimento de suas funções.Segundo Haroldo Tajra, "a administração está segura de que os servidores com deficiência têm muito a contribuir com o Senado Federal". Ele também destaca que os servidores com deficiência estão muito bem integrados nos trabalhos desenvolvidos pela Casa, tanto na área administrativa, quanto na legislativa.
O evento é organizado pelo Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência (Senado Inclusivo), que iniciou há seis anos o trabalho de levantamento do número e das necessidades dos servidores, terceirizados e estagiários com algum tipo de deficiência. Desde então, o Senado colocou em prática várias ações para oferecer acessibilidade, como a reforma de sanitários de uso público; a instalação de elevadores adaptados; a construção de rampas de acesso; e o nivelamento de pisos e remoção de obstáculos.
Ainda com o objetivo de proporcionar acessibilidade e conforto para as pessoas com deficiência que trabalham ou que visitam as dependências do Senado, foram adquiridos triciclos motorizados. Também foram adaptados os plenários de quatro comissões e implantado o Serviço de Atendimento para pessoas com deficiência, que conta com profissionais especializados em linguagem de sinais.
Ações
O Senado Inclusivo também realiza ações que atendem ao público externo, como a gravação de audiolivros. Já estão disponíveis em formato MP3 e também na internet a Constituição federal, o Código Civil Brasileiro, a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A página do Senado na internet (www.senado.gov.br)recebeu, inclusive, um selo de aprovação como site adaptado para deficientes.
O programa mantém convênios para troca de experiências de acessibilidade com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com assembléias legislativas de vários estados. Desde 2005, o Senado Inclusivo promove ainda a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que acontece no mês de dezembro nas dependências do Senado Federal.
Da redação, com informações do Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência / Agência Senado
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: