Para Eliseu Resende, Tancredo Neves se tornou verdadeiro mito

Da Redação | 03/03/2010, 16h34

Em discurso na sessão que comemorou o centenário de nascimento de Tancredo Neves, ocorrida no Congresso Nacional nesta quarta-feira (3), o senador Eliseu Resende (DEM-MG) salientou que o ex-presidente, "figura paradigmática" quando vivo, hoje se tornou um verdadeiro mito.

- Não por acaso, são inesgotáveis as referências em torno de sua sabedoria política, de seu discernimento fino, de sua engenhosidade, de sua prudência, de sua capacidade de conciliação e de sua moderação - disse.

Ele afirmou que o político deixou uma marca indelével na história do Brasil, mas, principalmente, marcou a carreira política de seus contemporâneos, sejam aliados ou adversários, caso em que o próprio se enquadra. Eles estiveram em campos opostos na disputa pelo governo de Minas Gerais, em 1982.

- Essa evocação da memória de Tancredo é especialmente emocionante, porque, sendo seu conterrâneo e contemporâneo, minha trajetória política inevitavelmente interceptou ou tangenciou a sua história - disse o senador.

Segundo Eliseu Resende, Tancredo passou a personificar, para os brasileiros, um estilo de fazer política que é generoso sem deixar de ser aguerrido, que não despreza a competição nem se intimida com o confronto, mas sabe acolher os adversários e encontrar o meio termo da conciliação. Ele também elogiou o herdeiro político de Tancredo, seu neto, governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: