Arthur Virgílio elogia trajetória de José Mindlin
Da Redação | 02/03/2010, 17h10
Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (2), o Senado aprovou voto de pesar pelo falecimento do bibliófilo José Mindlin. Logo depois, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) elogiou a trajetória de vida do também empresário, advogado e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), falecido no domingo (28) aos 95 anos.
- Trata-se de um homem dedicado ao bem. Um bibliófilo, um amante das letras, das artes, da cultura. Um empresário bem sucedido que sabia ser absolutamente social em relação aos seus trabalhadores, aos seus assessores. Amado por seus admiradores, que eram muitos. Eu, inclusive. Uma figura de trato finíssimo; de fina ironia, ao mesmo tempo - disse.
Arthur Virgílio ressaltou que Mindlin demonstrou sua grandeza ao doar todo o acervo de sua biblioteca pessoal para a Universidade de São Paulo (USP).
- Eu não sei se alguém já deu uma contribuição tão grande para a Universidade de São Paulo, em se tratando de pessoa física; em se tratando de algo particular. É algo valiosíssimo. Ele buscava os livros mais raros onde quer que pudesse encontrá-los. E como bom bibliófilo e apaixonado por livros, ele os lia, folheava-os, manuseava-os - acrescentou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: