Senado publicou edições em fac-símile de obras do acervo de José Mindlin
Da Redação | 01/03/2010, 19h08
A coleção Obras Raras - Senado Cultural contou, em 2008 e 2009, com edições em fac-símile de originais importantes da literatura que integravam a biblioteca de José Mindlin. Em 2008, o bibliófilo - falecido no último domingo, aos 95 anos - esteve no Senado, no lançamento da edição em fac-símile do manuscrito de O Quinze, de Raquel de Queiroz. Homenageado na ocasião pelo então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, José Mindlin agradeceu afirmando ser o Senado o merecedor de elogios, pela preocupação com a literatura brasileira.
Em 2009 foi a vez da publicação de edição em fac-símile de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, também da biblioteca de José Mindlin, que foi doada à Universidade de São Paulo. Adoentado, o bibliófilo não pôde comparecer ao Senado para o lançamento da obra.
A coleção Obras Raras deve publicar outras edições baseadas em originais do acervo de Mindlin, como álbum de litografias Rio de Janeiro Pitoresco, de Louis Abraham Buvelot e Louis Auguste Moreau e as obras A Fada Menina, de Lúcia Miguel Pereira, e Maria Rosa - Uma Brincadeira de Carnaval, de Vera Kelsey com ilustrações de Cândido Portinari.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: