TV Senado apresenta entrevista com sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima

Da Redação | 26/02/2010, 19h55

Harumi Nishimura tinha 10 anos quando, no dia 6 de agosto de 1945, uma bomba atômica destruiu a cidade de Hiroshima. Não sofreu danos físicos porque morava em uma região afastada do local. Mas ainda lembra-se das cores e do barulho da explosão. Neste sábado (27), às 11h e às 21 horas, e no domingo (28), às 13h e às 23 horas, a TV Senado transmite, no programa Parlamento Brasil - Notícias do Legislativo, entrevista com a sobrevivente.

Aos 74 anos, Harumi conta que testemunhou, nos dias e anos que se seguiram, o drama dos que foram atingidos, direta ou indiretamente, pela bomba atômica. Vivendo há 55 anos no Brasil, ela revela um pouco da sua história e de sua atividade de pacifista. A entrevista foi concedida à TV Assembleia do Espírito Santo. O programa Parlamento Brasil vai exibir ainda outras reportagens produzidas por emissoras de TV de assembleias legislativas e de câmaras municipais.

Entre elas, matéria da TV Sinal, do Paraná, que apresenta uma proposta inédita de incentivo à leitura adotada por uma escola do estado. Lá, todos os dias, durante 25 minutos, funcionários e alunos têm de ler. Outra reportagem, produzida pela emissora da Assembleia de Sergipe, mostra o Museu Histórico após uma reforma de dois anos. O Parlamento Brasil exibe ainda vídeos da TV Senado sobre o tratamento adequado aos agressores de mulheres, e da TV Câmara, a respeito da lei que determina que somente agentes penitenciárias femininas executem tarefas diretamente relacionados a presidiárias.

Também é destaque da programação da TV Senado deste final de semana o programa Inclusão, que registrou os melhores momentos da V Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, realizada em homenagem ao francês Louis Braille, criador do sistema de leitura para deficientes visuais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: