Heráclito: governador do Piauí deveria estar em Copenhague

Da Redação | 08/12/2009, 21h16

Ao discursar em Plenário na noite desta terça-feira (8), o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) criticou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que não foi a Copenhague, na Dinamarca, para participar da conferência mundial sobre mudanças climáticas ( COP 15 ).

- Estou desapontado com a omissão dele - afirmou Heráclito, acrescentando que "o estado do Piauí depende das discussões e dos resultados desse encontro".

Ao ressaltar que seu estado enfrenta diversos problemas ambientais, o senador citou, entre outros casos, as nascentes do Rio Parnaíba, "que estão morrendo"; o Rio Gurguéia, "que enfrenta problemas derivados do descaso do homem"; o lençol freático do município de Cristino Castro, "que também está padecendo"; e o Parque Nacional da Serra Vermelha, "que, segundo alguns, corre o risco de se transformar em uma carvoaria".

- O governador, que gosta tanto de viajar pelo mundo, deveria estar em Copenhague, reivindicando ações relacionadas aos créditos carbono - protestou.

Como contraste, ele mencionou o exemplo do governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), que participará do evento. Heráclito avaliou que o encontro na Dinamarca "talvez seja o acontecimento mais marcante do mundo neste ano".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: