Congresso recebe em sessão solene presidente de Israel

Da Redação | 10/11/2009, 19h00

O Congresso Nacional reuniu-se em sessão solene na tarde desta terça-feira (10) para receber o presidente de Israel, Shimon Peres, prêmio Nobel da Paz em 1994. A última vez que o Brasil recebeu um chefe de Estado israelense foi em 1966.

Peres chegou às 16h45 e foi recebido no Plenário do Senado pelos presidentes da Casa, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer. Também estavam presentes o vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), e o 2º secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira.

Participaram da mesa - além de Sarney, Temer, Inocêncio e Peres - o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), que discursou pela Câmara, e o senador Fernando Collor (PTB-AL), que discursou em nome dos demais senadores. A sessão iniciou-se com a execução do Hino de Israel, seguido pela do Hino Brasileiro.

Em seu pronunciamento, Collor afirmou que a vista de Peres ao Brasil deve ser vista como um incentivo à busca do permanente entendimento entre os povos. Já Itagiba lembrou que Israel "é a única e verdadeira democracia no Oriente Médio, por isso a presença de Peres no Brasil é muito bem-vinda".

Shimon Peres, em discurso, lembrou que na primeira vez que esteve no Brasil José Sarney ocupava a Presidência da República. Teceu elogios ao país, mencionando sua fama internacional como um país musical - chegando a citar os ritmos que mais projetaram o país no exterior, como o samba e a bossa-nova.

Shimon Peres também agradeceu aos brasileiros por terem acolhido, por ocasião da 2ª Guerra Mundial, judeus da Europa que fugiam às perseguições ou que sobreviveram ao Holocausto.

O presidente de Israel disse ainda que aspira pela paz em seu país, pois "não é possível criar um mundo melhor com derramamento de sangue".

Michel Temer lembrou que já existem 150 empresas israelenses operando no Brasil e que o comércio bilateral entre os dois países atingiu a cifra de U$ 1,5 bilhão em 2008.

Já Sarney, que encerrou a sessão solene, ressaltou que a presença de Shimon Peres no Brasil supera a importância institucional, pois trata-se de uma das maiores personalidades da atualidade, devido, principalmente, a sua luta pela construção da paz.

Valéria Castanho / Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: