Jefferson Praia defende preservação ambiental conjugada com melhores condições de vida para moradores da Amazônia

Da Redação | 03/11/2009, 16h43

O senador Jefferson Praia (PDT-AM) defendeu nesta terça-feira (3) que as metas de preservação da Amazônia levem em conta as necessidades dos povos que vivem na região, que, segundo ele, precisam de atenção relativamente à saúde, à educação e de meios para produzir de forma sustentável e assim obter renda. Jefferson Praia disse que essa é a idéia que pretende levar à conferência mundial sobre mudanças climáticas que deverá ocorrer em dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

- Quero uma Amazônia verde, preservada e conservada. Agora, não dá para continuarmos com aquela triste realidade das pessoas passando fome e morrendo no interior da Amazônia, que é bonita, rica e bela, mas não pode ter o seu povo sofrendo - disse.

O senador mencionou visita que fez à comunidade de São Sebastião, perto da capital Manaus (AM), onde várias famílias indígenas passam por várias dificuldades e sobrevivem do cultivo da alguns alimentos como a mandioca, e da produção de carvão vegetal - atividade que contribui para o desmatamento. Para o senador, no entanto, os pequenos produtores não devem ser culpados pelo desmatamento, e sim os grandes empresários que os exploram.

Jefferson Praia citou ainda outra comunidade que ele visitou no mesmo dia, a de Nossa Senhora de Fátima, também perto da capital amazonense. Nessa comunidade, de acordo com o senador, os habitantes estão produzindo renda e melhorando suas condições de vida graças à exploração do cupuaçu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: