Serys: Cerrado sofre intenso processo de degradação
Da Redação | 29/09/2009, 16h21
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou nesta terça-feira (29) que a região do Cerrado "vem sofrendo um intenso processo de desmatamento e degradação, acentuado nos últimos anos". Ela ressaltou que "não se pode evitar a exploração da região, já que isso não seria uma atitude lúcida, mas também não se pode permitir a sua exploração descontrolada".
- Parabenizo, por isso, a posição firme do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que dá continuidade ao programa de conservação do Cerrado - disse ela.
Serys destacou que o tema foi abordado no seminário O Cerrado é a Nossa Casa, que está sendo promovido pelo Senado nesta terça. Ela lembrou que o Cerrado é o segundo maior bioma do país, ocupa quase um quarto do território nacional, com área aproximada de 2 milhões de km2, e está presente em 11 estados.
Além disso, a senadora observou que a região possui diversos ecossistemas e uma "riquíssima" flora, com mais de 10 mil espécies de plantas. E acrescentou que "essa biodiversidade representa em torno de 5% da biodiversidade do planeta".
- O Cerrado é um dos biomas mais complexos e importantes do Brasil, mas infelizmente tem sido negligenciado, destruído e explorado de forma irreparável - lamentou ela.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: