Valdir Raupp diz que diversidade pode impulsionar o turismo

Da Redação | 23/09/2009, 16h18

"A diversidade é uma das forças motrizes do turismo e pode permitir que todas as nações compartilhem numerosos benefícios derivados do estreitamento dos laços com outros países". O comentário foi feito pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), ao lembrar que no próximo dia 27 transcorrerão os 29 anos de criação do Dia Mundial do Turismo.

A data foi instituída em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT), instituição vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) que funciona como um fórum mundial sobre as políticas e as questões relativas ao desenvolvimento do turismo e do entendimento mundial. Entre seus membros, estão 144 países e territórios e mais 350 organizações afiliadas dos setores público e privado.

- O tema de 2009 é 'Mudanças climáticas: o turismo em busca da ecoeficiência'. A globalização deve ser compreendida como um meio para melhorar a colaboração econômica e o entendimento internacional, mas sem pagar o preço de reduzir a rica diversidade cultural do nosso mundo. Nesse sentido, o turismo pode e deve desempenhar um papel-chave - afirmou o senador.

Para Valdir Raupp, os países devem se unir e estabelecer uma colaboração mútua para combater as mudanças climáticas e zelar pelo desenvolvimento sustentável, especialmente em um contexto de crise econômica. Ele assinalou que as alianças mundiais permitem uma resposta mais efetiva e global a problemas que afetam a todos.

Outro assunto abordado pelo senador foi a situação de dificuldade financeira que está atingindo a maioria dos municípios brasileiros. Valdir Raupp pediu ao governo que encaminhe ao Congresso o mais rapidamente possível a liberação de mais R$ 1 bilhão para socorrer as prefeituras. Ele argumentou que apesar de a economia do país estar voltando ao normal, as perdas do primeiro semestre ainda não foram compensadas.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou que dois projetos em tramitação de sua autoria, se aprovados, seriam importantes para fomentar o turismo na Amazônia. Um dispensa do visto os turistas que entram no Brasil com pacotes para se hospedar na região. O outro permite que os hotéis de selva possam instalar nas suas dependências cassinos e bingos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: