Garibaldi comenta pesquisa que mostra necessidade do Senado

Da Redação | 21/09/2009, 19h48

Em pronunciamento nesta segunda-feira (21), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) destacou pesquisa publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo segundo a qual a maioria dos entrevistados rejeitou a extinção do Senado Federal, apesar da crise vivida pela instituição ao longo deste ano.

Tanto o Senado Federal e a Câmara dos Deputados são vistos como necessários para o aprimoramento das leis, conforme apontam 52% dos mil entrevistados pelo Instituto Análise no último mês de agosto. Para outros 35%, o Legislativo brasileiro deveria contar apenas com a Câmara dos Deputados para que as leis sejam bem feitas.

Garibaldi disse que o resultado da pesquisa surpreendeu cientistas políticos e até mesmo senadores ouvidos pelo jornal, mas ressaltou que o levantamento não deve ser comemorado, tendo em vista que contempla a possibilidade de extinção do Senado,.

O senador pelo Rio Grande do Norte e ex-presidente da Casa disse que o fim do Senado não é abertamente defendido por nenhum partido ou líder político, mas reconheceu que o debate ganhou alento nos últimos meses em razão da crise vivida pela instituição, sobretudo com a edição dos chamados atos secretos para a nomeação de pessoas.

- Encaro o resultado da pesquisa como um desafio a todos os senadores, para que possamos refletir cada vez mais sobre a valorização do Senado. Estamos aí com um Judiciário que, apesar das criticas, tem se aperfeiçoado, criado conselhos de fiscalização interna e perseguido metas. É preciso tomar consciência de nossas fragilidades para que o Senado volte às suas funções -afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: