Roberto Cavalcanti afirma que Programa do Leite da Paraíba está sob ameaça

Da Redação | 16/09/2009, 22h50

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) afirmou em Plenário que o Programa do Leite da Paraíba, que reduziu a mortalidade infantil em 20% desde que foi criado, vem enfrentando sérios problemas porque os preços pagos aos produtores de leite estão congelados há seis anos. Segundo ele, cerca de 2 mil produtores de leite já pediram para sair do programa e a distribuição de 120 mil litros diários para famílias carentes já caiu para menos de 80 mil.

Cavalcanti apelou ao ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, para encontrar uma solução juntamente com o governo do estado. Ponderou que o Programa do Leite da Paraíba é um exemplo de sucesso, que beneficia carentes em todos os municípios do estado. Além disso, "uma bem montada aliança" entre os produtores e o governo federal, dentro do Programa Fome Zero, incentivou a produção leiteira da Paraíba, principalmente porque o leite era comprado por preços compensadores.

- Nesses seis anos, os custos dos produtores subiram, mesmo com a inflação em níveis baixos. Hoje, o valor de venda do leite já está abaixo do custo de produção - lamentou.

O senador observou que a produção de leite na Paraíba subiu mais de cinco vezes nos últimos seis anos, "provavelmente influenciada pelo próprio Programa do Leite". A atividade gerou empregos e renda e, conforme Roberto Cavalcanti, não faz sentido que, depois de bons resultados, inclusive na redução da mortalidade infantil, o programa venha a ser abandonado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: