Raupp: transferência de servidores do antigo território de Rondônia para a União é compensação justa ao estado

Da Redação | 14/09/2009, 20h38

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse nesta segunda-feira (14) que a transferência dos servidores do antigo território de Rondônia para a folha de pagamento da União é uma compensação justa para o estado, que, em função da construção de usinas hidrelétricas no Rio Madeira vai fornecer até 7 mil megawatts de energia que será utilizada também por estados do Centro-Sul do país. Ele lembrou que transposição semelhante já beneficiou servidores de outros dois ex-territórios, Roraima e Amapá.

- Esse é um beneficio justo, que Rondônia já deveria estar recebendo há muito tempo - opinou.

A transposição é tema da proposta de emenda à Constituição (PEC) 483/05, que tramita na Câmara dos Deputados. De autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), a PEC (que tramitou no Senado com o número 87/03), transfere os servidores do ex-território de Rondônia para os quadros da União. A expectativa é que a matéria seja votada na Câmara na próxima quarta-feira (16).

Extrema de Rondônia

Raupp também comemorou o fato de o Tribunal Superior Eleitoral ter autorizado a realização de plebiscito sobre a criação do município de Extrema de Rondônia a partir da emancipação de distritos do atual município de Porto Velho. Para o senador, a emancipação diminuirá o isolamento dos aproximadamente 40 mil habitantes da região. Além disso, observou, Porto Velho, capital de Rondônia, não sairá prejudicada, uma vez que o município é muito extenso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: