Parlamentares discutem propostas do Brasil para Conferência da ONU sobre clima

Da Redação | 14/09/2009, 12h07

A posição a ser defendida pelo Brasil durante a Conferência das Partes das Organizações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), prevista para ocorrer em dezembro, em Copenhague, será debatida com representantes do Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas e da entidade Vitae Civilis - Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz. Previsto para esta terça-feira (15), às 14h30, o debate está sendo promovido pela Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC).

Na audiência pública, os parlamentares devem discutir com os convidados as medidas contidas na Política e no Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas propostos pelo Executivo.

Foram convidados para o debate Luiz Pingueli Rosa, secretário executivo do Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas , e Rubens Harry Born, diretor-executivo do Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz. Os senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Ideli Salvatti (PT-SC) são os autores do requerimento para realização da audiência, juntamente com o deputado Antonio Carlos Mendes Thame.

Metas

O Plano Nacional de Mudanças Climáticas determina a redução de 80% no índice de desmatamento da Amazônia até 2020 e a ampliação em 11% ao ano, ao longo dos próximos dez anos, no consumo interno de etanol. Também prevê dobrar a área de florestas plantadas - para 11 milhões de hectares até 2020, sendo 2 milhões de hectares com uso de espécies nativas - e aumentar a reciclagem de resíduos sólidos urbanos em 20% até 2015.

Apresentado oficialmente em cerimônia no Palácio do Planalto em dezembro de 2008, o plano também prevê como meta a troca anual de um milhão de geladeiras antigas por modelos que economizam energia elétrica. O conjunto de medidas previstas no plano visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além de proporcionar outros ganhos ambientais e benefícios socioeconômicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: