Cristovam quer discutir modelo de desenvolvimento antes de decisões sobre o pré-sal

Da Redação | 08/09/2009, 19h37

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) considerou incompleto o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante as comemorações da Independência, na segunda-feira, em que pediu aos brasileiros que pressionem o Congresso Nacional para que aprove com urgência os projetos que tratam do pré-sal . Na opinião do senador, o presidente deveria pedir aos brasileiros que discutam o tipo de progresso que querem, antes discutir a exploração de petróleo na camada pré-sal.

Cristovam Buarque afirmou que o modelo de desenvolvimento adotado no Brasil nos últimos séculos causou depredação ambiental, concentração de renda e violência. Ele ressaltou que, diferentemente de outras riquezas que impulsionaram o crescimento econômico do país, como a cana-de-açúcar e o ouro, a exploração da camada pré-sal pode ser debatida amplamente com a sociedade.

O senador defendeu a busca de um desenvolvimento que combine com distribuição de renda e paz nas ruas e seja baseado na "indústria do conhecimento", com educação de qualidade. Para ele, se o país não encontrar uma alternativa ao tipo de desenvolvimento vigente, o impacto poderá ser desastroso.

Cristovam também criticou a prioridade que o presidente Lula está dando ao

pré-sal. Ele lembrou que Lula recentemente defendia nos fóruns internacionais combustíveis ecológicos, como o etanol, e assinalando que o petróleo é um dos principais causadores das mudanças climáticas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: