Sarney recebe Felipe Calderón no momento em que Brasil e México enfrentam gripe suína

Da Redação | 14/08/2009, 11h14

O presidente do Senado, José Sarney, recebe nesta segunda-feira (17) o presidente do México, Felipe Calderón, que visita o Brasil no propósito de impulsionar o diálogo político e a cooperação entre os dois países. Brasil e México registram alta incidência de gripe suína, tendo o Brasil ultrapassado aquele país no número de óbitos.

Com 200 mortes, o Brasil já figura como o terceiro país com o maior número de óbitos decorrentes dessa gripe, seguido do México, com 146. Nos Estados Unidos, foram registrados 350 óbitos, de acordo com a imprensa internacional.Desde o dia 28 de junho, quando foi registrada a primeira morte provocada pela gripe suína no Brasil, o número de óbitos vem crescendo a grande velocidade.

A visita de Calderón acontece no momento em que o Senado começa a distribuir álcool gel e máscaras para funcionários, parlamentares e visitantes higienizarem as mãos e, assim, combater a propagação do vírus. É o momento também em que o Senado dá ponto facultativo a todas as grávidas que trabalham na Casa, em razão das evidências de que elas estão expostas a maiores riscos.

Além da gripe, a agenda que deve priorizar a visita de Calderón é ocomércio bilateral, que, no ano passado, chegou a quase US$ 8 bilhões. No mês passado, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim e a chanceler mexicana, Patrícia Espinosa, lideraram uma reunião da Comissão Bilateral Brasil-México para revisar os projetos de cooperação entre os dois países nas áreas de política, economia, ciência e tecnologia, cultura e educação.

Segundo eles explicaram em entrevista coletiva, ali foram abordados também assuntos concernentes a cooperação em saúde, especificamente no campo de produção de vacinas. É mais uma área em que os dois países poderão colaborar em pesquisas para encontrar medicamentos contra a gripe suína.

Teresa Cardoso / Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: