Comissão indica parlamentares que participarão de conferência climática na Dinamarca

Da Redação | 11/08/2009, 19h03

Em curta reunião na tarde desta terça-feira (11), os parlamentares da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC) aprovaram, por unanimidade, a lista de membros do colegiado que participarão da 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), em Copenhagen, capital da Dinamarca, entre 7 e 18 de dezembro deste ano. Foram indicados os senadores Jefferson Praia (PDT-AM) e Ideli Salvatti (PT-SC), presidente do colegiado; e os deputados federais Vanessa Grazziotin, vice-presidente; Colbert Martins, relator; Sarney Filho, Antonio Carlos Mendes Thame, Rômulo Gouveia, Rebecca Garcia, Luiz Carreira e Jorge Khoury.

Entretanto, a lista ainda terá de ser aprovada pelo presidente do Senado Federal, senador José Sarney, que também preside a Mesa do Congresso Nacional, e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O colegiado também informou que a presidente, Ideli Salvatti, e o relator, Colbert Martins, participarão, na sexta-feira (14), da audiência pública regional na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, com o objetivo de discutir mudanças climáticas e desastres naturais no estado. A audiência será realizada no Auditório Deputada Antonieta de Barros e contará com a participação de deputados estaduais membros da Comissão de Turismo e Meio Ambiente daquela assembleia.

Copa do Mundo

Na quarta-feira (12), informou a vice-presidente da CMMC, membros da comissão serão recebidos em audiência pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, às 15h. No encontro, os membros do colegiado relatarão diligência que fizeram no estado do Amazonas no dia 18 de maio e debaterão com o ministro a ideia de a Copa do Mundo de Futebol de 2014 ser a "Copa Limpa".

O "Projeto Copa Limpa" prevê uma série de ações de sustentabilidade para a Copa de 2014. Entre elas, a utilização de energias alternativas, com ênfase na energia solar, a reutilização da água e a redução das emissões de gás carbônico nas obras de reconstrução, reforma e modernização dos estádios. O "Copa Limpa" também prevê coleta seletiva de lixo e implementação de projetos de saneamento básico. Estão também incluídas ações relacionadas à mobilidade urbana, por meio de melhoria dos transportes coletivos, à segurança pública e à qualificação de mão de obra voltada para o turismo.

Vanessa Grazziotin também informou que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou moção em homenagem ao Senado Federal pela realização, entre a noite de 13 de maio de 2009 e a manhã de 14 de maio de 2009, da vigília pela preservação da Floresta Amazônica no Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: