Proposta que inclui Ceará na área de atuação da Codevasf em debate

Da Redação | 29/07/2009, 12h54

Com a retomada dos trabalhos logo após o recesso parlamentar, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) deverá votar proposta que inclui o Ceará na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Atualmente estão contemplados os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Piauí e o Distrito Federal, sendo que Piauí e Maranhão, que pertencem ao Vale do Parnaíba, foram incluídos em 2000. A proposta já foi apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e ainda deverá ser apreciada em Plenário.

Pela proposta (PLC 14/07) do então deputado Roberto Pessoa (CE), o órgão de representação da empresa será instalado na cidade de Crateús (CE).

Conforme explica o relator na comissão, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o sucesso dos empreendimentos nos estados iniciais de atuação da Codevasf é responsável pela expansão do território sujeito a sua intervenção. Em 2000, acrescentou, lideranças políticas do Piauí, conseguiram estender a atuação da empresa para o Vale do Parnaíba, com a aprovação da Lei 9.954/2000, a ser modificada pelo projeto. Segundo Jereissati, o Piauí tem 6% do total da área ocupada pelo vale, que é de 340 mil quilômetros quadrados.

"A Codevasf tem protagonizado o desenvolvimento econômico e social dos vales e é responsável pelo aumento da produtividade agrícola", justificou Jereissati, ao acolher a ideia de ampliação da área de atuação da companhia.

Jereissati avalia que a porção cearense da Bacia do Parnaíba é uma região de grande potencialidade econômica e a cidade de Crateús um pólo regional, razões pelas quais a proposta é meritória.

Cristina Vidigal/ Agência Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: