Serviço na rede elétrica interromperá acesso à Agência Senado de sábado às 5h25 de terça-feira

Da Redação | 21/07/2009, 13h20

Desligamento da rede elétrica do Prodasen (Secretaria Especial de Informática) para troca do quadro geral de energia, que se estenderá da zero hora desse sábado (25) até as 5h25 da próxima terça-feira (28), deixará indisponível o acesso à página da Agência Senado. Também não será possível acesso ao portal do Senado na internet, impossibilitando, por exemplo, o envio de e-mails a senadores e a consulta a projetos. Os reparos na rede elétrica, no entanto, não acarretarão na paralisação dos trabalhos da Casa.

Para minimizar os transtornos, o diretor em exercício do Prodasen, Deomar Rosado, recomendou aos diversos setores da Casa que, na medida do possível, antecipem o acesso a informações armazenadas no sistema indispensáveis ao andamento dos trabalhos. Dos serviços abertos ao público, como a biblioteca, o serviço médico e a visitação às dependências do Senado, apenas o último não será afetado pela manutenção no Prodasen.

Em relação à biblioteca, será suspenso o processo de empréstimo e devolução de livros, por depender da consulta a dados nos computadores. Mas continuará liberado a acesso dos usuários à leitura de jornais e à área de estudos. Quanto ao serviço médico, foi mantido o esquema de atendimento por ordem de chegada, vigente durante o recesso parlamentar. Consultas regulares voltarão a ser marcadas a partir do dia três de agosto.

A programação da TV e da Rádio Senado continuará normal no período. No entanto, ficará impossibilitado o acesso ao material produzido pela Agência e pelo Jornal do Senado (com exceção da edição impressa) nessas 80 horas de reparos no Prodasen.

Se o cidadão precisar consultar uma lei pela internet, Deomar Rosado sugere que recorra aos sites dos 18 órgãos federais, como o Supremo Tribunal Federal (www.stf.jus.br), a Procuradoria Geral da República (www.pgr.mpf.gov.br) e o Ministério da Justiça (www.mj.gov.br), que integram o portal LexML Brasil - Rede de Informação Legislativa e Jurídica (www.lexml.gov.br). Apesar de o portal ser administrado pelo Senado, o diretor em exercício do Prodasen assegurou que seu funcionamento não será prejudicado.

Rosado desaconselha o envio de e-mails ao Senado nos primeiros dois dias da interrupção da rede, quando haverá o risco de a mensagem voltar, informando ainda que o problema não deverá ocorrer em e-mails enviados a partir de segunda-feira (27). Ao comentar os transtornos gerados pelo reparo, o diretor assegurou que essa vai ser a primeira vez que é feito um desligamento da energia na Casa com tamanho impacto e duração. A mudança do quadro geral de energia do prédio do Prodasen, que tem 37 anos e nunca sofreu uma reforma profunda, vai no sentido de modernizar procedimentos e gerar economia no consumo de energia pelo Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: