Parlamentares, representantes de ministérios e CBF traçam estratégias para o Projeto Copa Limpa

Da Redação | 29/06/2009, 14h12

Na reunião da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas desta terça-feira (30), às 14h30, o grupo de trabalho do Projeto Copa Limpa deverá definir, com representantes de diversos ministérios, uma estratégia de acompanhamento das ações governamentais preparatórias para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil, com vistas à preservação ambiental.

Para participar da reunião, foram convidados representantes dos ministérios dos Esportes, do Turismo, do Meio Ambiente e da Casa Civil da Presidência da República, além de representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em reunião anterior, a comissão definiu que o grupo atuará em conjunto com o que já é coordenado pela Casa Civil - composto por representantes dos ministérios do Meio Ambiente, do Turismo, dos Esportes, do Planejamento e da Fazenda - e terá o apoio da CBF e da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Sustentabilidade

O Projeto Copa Limpa prevê uma série de ações de sustentabilidade para a Copa de 2014. Entre elas, a utilização de energias alternativas, com ênfase na energia solar, a reutilização da água e a redução das emissões de gás carbônico nas obras de construção, reforma e modernização dos estádios.

O Copa Limpa também prevê coleta seletiva de lixo e implementação de projetos de saneamento básico nas cidades envolvidas. Estão também incluídas ações relacionadas à mobilidade urbana, por meio de melhoria dos transportes coletivos, da segurança pública e da qualificação profissional voltada para o turismo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: