Marina Silva propõe a "refundação" do Senado

Da Redação | 26/06/2009, 15h13

Ante a onda de denúncias relacionadas ao Senado, a senadora Marina Silva (PT-AC) propôs, nesta sexta-feira (26), uma espécie de "instituinte" para sua administração, que signifique sua refundação, a partir da própria Casa, ouvindo senadores e funcionários, bem como especialistas de política e de gestão pública, sem prejuízo das investigações do próprio órgão, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público.

- A crise nunca foi tão oportuna. Todos aqui vivem uma situação de muita insegurança [jurídica]. Para cada regra [interna] que diz "sim", há outra que diz "não". Precisamos passar por uma "instituinte". As instituições também adoecem. Precisamos aproveitar o momento para refundar o Senado, tornando-o uma instituição à altura da democracia brasileira - disse Marina Silva, que declarou ainda que há, no Senado, "perda de referência e de autoestima: as pessoas se sentem aviltadas no ambiente de trabalho".

A senadora advertiu para o perigo de jogar fora a capacidade de fazer política junto com as denúncias de escândalos. Ela propôs aproveitar o recesso de julho para promover um grande debate sobre as irregularidades encontradas no Senado, com especialistas de dentro e de fora da instituição.

- Não podemos ser maniqueístas, não existe um grupo que representa o grande mal e outro o grande bem. A boa solução é aquela que é viável, que preserve aqueles que, no cargo público, observam a ética e o direito público. Nem todos são bandidos, mas todos vivem em perigo, pois as regras são muitas e ambigüidade virou a regra no Senado - destacou.

Para Marina, a crise já é institucional e, embora tenham sido apresentadas pela Presidência do Senado e pelos parlamentares muitas propostas - entre elas a demissão imediata da diretoria geral, uma reforma administrativa, o afastamento temporário do presidente Sarney, a decisão dos administrativos pelo Plenário e outros - não se pode dizer que a solução esteja a caminho. Por isso, ela propõe um amplo debate para restaurar o Senado, em moldes democráticos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: