Exclusão de vetos da lista em exame no Congresso gera polêmica

Da Redação | 13/05/2009, 10h19

Logo no início da sessão do Congresso que examina vetos presidenciais a projetos e a parte de propostas aprovadas pelo Legislativo, o anúncio da retirada de pauta de alguns dos itens considerados polêmicos gerou manifestações de repúdio de diversos parlamentares. A oposição ameaçar pedir verificação de quorum, o que pode suspender a sessão.

Ao registrar a mobilização de várias entidades que aguardam a votação dos vetos, o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu o imediato anúncio da nova data para exame dos itens retirados de pauta.

Na presidência da sessão, o deputado Marco Maia (PT-RS), 1º vice-presidente da Câmara, anunciou a retirada de cinco dos 17 primeiros itens em pauta e os procedimentos para a abertura da votação dos demais 12 itens. Anunciou ainda a abertura da discussão dos itens 18 a 30.

Entre os pontos retirados de pauta, o de número 16, que trata de veto total a projeto que dispõe sobre complementação de aposentadoria para servidores da Empresa de Correios e Telégrafos, motivou manifestações de servidores da estatal, que acompanham a sessão, e de deputados e senadores, que fizeram a defesa dos servidores. Houve críticas também a retirada de pauta do veto ao projeto que regulamenta a profissão de ecólogo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: