Número de contaminados pela gripe no Brasil é estável, garante Temporão

Da Redação | 12/05/2009, 11h59

Falando neste momento em debate na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que a situação da gripe suína no Brasil está controlada pela rede pública de saúde. Ele citou dados que demonstram que o número de doentes se mantêm o mesmo, desde o final da semana passada, com oito pessoas afetadas. Nomais, acrescentou o ministro, existem 34 casos suspeitos que se espalham por 22 estados do país.

Até o momento, disse ele, também já foram descartadas 166 suspeitas da doença e, até o final do dia, novos casos deverão ser descartados.

- Para cada caso confirmado, uma nova rede de contados do paciente passa a ser monitorada, em um protocolo de acompanhamento e investigação que foi ainda mais aperfeiçoado nos últimos dias - declarou o ministro. Entre as demais providências, Temporão citou o monitoramento das fronteiras e os portos, além de terminais rodoviários e aéreos; o treinamento específico dos profissionais de saúde para que permaneçam em situação de alerta e preventiva para casos suspeitos; além da distribuição de mais de quatro milhões de folhetos explicativos sobre a doença e as medidas de prevenção.

Existem também três laboratórios aptos a fazer os exames que podem soltar os resultados em até 72 horas. Além disso, o ministro disse que estão reservados para eventuais contaminados 829 leitos, sendo 149 com isolamento total de ar e contato, o que é totalmente compatível com o quadro de doentes no Brasil, complementou o ministro, explicando, no entanto, que, se necessário, esses números serão ampliados.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: