CAS aprova permissão de saque do saldo do PIS-PASEP

Da Redação | 15/04/2009, 14h18

Com a finalidade de dar ao trabalhador a possibilidade de um melhor atendimento médico-hospitalar, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (15), um projeto (PLS 432/08) permitindo o saque do saldo das contas individuais dos participantes do PIS-PASEP, quando esses trabalhadores forem portadores de doenças graves.

Atualmente, o saque do saldo das contas dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é permitido somente no caso de aposentadoria, invalidez ou morte.

Em seu relatório favorável, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lembra que o Conselho Diretor dos Programas já vem autorizando, mediante resoluções, o saque do saldo das contas, no caso do titular ser portador de neoplasia maligna (câncer) ou do vírus HIV. Ele considerou a medida como "um tratamento injusto para outras classes de doenças igualmente graves".

Valdir Raupp explica ainda que o projeto, de autoria do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), por ser complementar, deverá ser apreciado em plenário. Além disso, haverá a necessidade de uma regulamentação para especificar as doenças graves que darão direito ao benefício, em conformidade com o cenário epidemiológico definido pelas autoridades em Saúde.

Para a presidente da CAS, senador Rosalba Ciarlini (DEM-RN), o projeto tem potencial para resultar em medida de grande alcance social. Ela fez um apelo para rapidez nas próximas etapas legislativas. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: