Tião comemora implantação da Superintendência do BB no Acre
Da Redação | 08/04/2009, 15h29
O senador Tião Viana (PT-AC) comemorou, nesta quarta-feira (8), a implantação da Superintendência Estadual do Banco do Brasil no Acre e agradeceu ao ex-presidente do banco, Lima Neto, pelo atendimento da antiga reivindicação. Na avaliação do senador, a medida facilitará a concessão de crédito no estado, devido à maior autonomia e poder de decisão da superintendência.
Tião Viana ressaltou que o Banco do Brasil há mais de 80 anos vem acompanhando o desenvolvimento econômico do Acre.
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse, em aparte, que o Conselho da Diretoria do BB já aprovou também o retorno da Superintendência em Rondônia, que havia sido transferida para o Mato Grosso.
Tião Viana também lamentou a crise que os municípios vêm enfrentando, em razão da isenção de impostos que formam o Fundo de Participação dos Municípios, reduzindo, portanto, os recursos do fundo e os repasses às prefeituras. Ele citou entrevista do geógrafo, economista e consultor da ONG Transparência Municipal, François Bremaeker, em que este ressalta a repercussão direta da queda na arrecadação federal na transferência de recursos para os municípios.
O economista lembrou, segundo o senador, que antes da crise a previsão da Secretaria do Tesouro Nacional era de um aumento na arrecadação de 10,5%, mas no primeiro trimestre deste ano a transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ficou 9,1% abaixo da transferência registrada no mesmo período do não passado.
Tião Viana solidarizou-se com as prefeituras, em especial as dos pequenos municípios.
- Entendo as razões do governo do presidente Lula, mas ao mesmo tempo precisamos criar imediatamente alternativas a favor dos municípios - disse o senador, lembrando que o governo federal já estaria elaborando uma proposta imediata para tranquilizar os prefeitos.Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: