Suplicy encaminha à Mesa pedido de informações sobre administração do Senado

Da Redação | 30/03/2009, 20h16

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encaminhou à Mesa do Senado pedido de informações sobre a real estrutura administrativa da Casa. Em sua consulta, ele pede que o Senado informe a evolução do quadro de diretores das secretarias, subsecretarias e coordenadorias, ano a ano, desde 1989. Suplicy observa que, uma vez sendo o Senado, constitucionalmente, responsável pela fiscalização do Executivo, deve a Casa dar seu exemplo de transparência. Ele manifestou também seu apoio à proposta do senador Renato Casagrande (PSB-ES) no sentido de que seja criado, na Internet, o Portal da Transparência do Senado Federal.

Suplicy explicou que, da mesma maneira que setores da sociedade brasileira, os senadores foram surpreendidos pelas informações recentemente divulgadas sobre a administração da Casa nos últimos anos. Ele afirmou que assumia sua parte de responsabilidade nesse desconhecimento, por não haver solicitado, com mais frequência, as informações relativas à estrutura do Senado. O senador citou, entre os motivos para que isso acontecesse, o grande volume de matérias que passaram a tramitar no Senado. Lembrou que, em 2008, foram 3.383 novas proposições, além daquelas de anos anteriores que continuam sendo analisadas pela Casa.

O senador explicou ainda que, no mesmo ano de 2008, atuou como membro titular em três comissões técnicas do Senado, enquanto foi suplente em outras três.

- Tais órgãos - esclarece o senador - realizaram reuniões semanalmente, com extensas pautas de discussões e votações, além das discussões diárias no Plenário do Senado.

Suplicy relatou, também, as atividades desenvolvidas em seus gabinetes, em Brasília e em São Paulo, que, somente no mês de janeiro, com o Congresso em recesso, receberam mais de mil mensagens eletrônicas. Segundo disse, nos meses de funcionamento normal, chegam a seu gabinete cerca de 15 mil e-mails por mês. O senador informou que seu gabinete está composto por dois funcionários de carreira do Senado (chefe de gabinete e um assistente); três assessores técnicos; quatro secretárias parlamentares; três assistentes parlamentares; dois motoristas; e três contínuos. Ele listou todos, pelos nomes, explicou que atividades desenvolvem cada um de seus funcionários e disse que seu gabinete está aberto para quem quiser conhecer seu trabalho.

- O meu gabinete está aberto para qualquer pessoa que deseje conhecer melhor o enorme trabalho que fazem essas pessoas. Elas realizam um trabalho que eu considero de extrema eficiência, e o fazem com grande dedicação - disse Suplicy, ao informar que, normalmente, o gabinete começa a funcionar às 8h ou 8h30min e, com frequência, vai até 22h ou 22h30; às vezes, 23h ou 23h30.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: