Augusto Botelho pede mais verbas para os 'navios da esperança'

Da Redação | 12/03/2009, 16h36

O senador Augusto Botelho (PT-RR) exortou os senadores, em discurso nesta quinta-feira (12), a destinarem parte de suas emendas ao orçamento federal para apoiar o trabalho de assistência em saúde desenvolvido pela Marinha do Brasil na Amazônia.

Augusto Botelho afirmou que os navios da armada que percorrem a Amazônia - chamados pela população de "navios da esperança" - quase sempre são a única oportunidade para os moradores ribeirinhos se consultarem com médicos e dentistas e receberem medicamentos. O senador informou que sempre destina parte de suas emendas ao orçamento a esse trabalho.

Segundo o parlamentar, no ano passado, os "navios da esperança" fizeram 1.700 atendimentos apenas no seu estado, Roraima. Em seis dias e com 18 profissionais de saúde, um desses navios atendeu os moradores de 12 localidades isoladas - muitas pessoas viajaram às vezes mais de um dia em pequenos barcos para as consultas.

Augusto Botelho, que é médico, disse ter participado no ano passado de uma "caravana da saúde", organizada pelo governo de Roraima, que navegou pelo Rio Branco para atender comunidades do sul do estado. O navio da "caravana" levou 30 profissionais de saúde e fez mais de 3 mil atendimentos em 13 vilas.

Horas extras

O senador comunicou ainda ao Plenário que está providenciando a devolução, por parte de servidores de seu gabinete, de horas extras recebidas em janeiro, mês de recesso parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: