Augusto Botelho comemora transformação de Cefet de Roraima em instituto federal
Da Redação | 05/03/2009, 19h47
O senador Augusto Botelho (PT-RR) comemorou em Plenário nesta quinta-feira (5) a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Roraima em Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Roraima (IFRR). Os novos institutos, disse o senador, criados pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva a partir dos Cefets, das escolas agrotécnicas e das escolas técnicas vinculadas a universidades de todo o país, vão oferecer educação integrada, do ensino básico à pós-graduação, com foco na justiça social.
Augusto Botelho explicou que os institutos federais de todo o país têm como objetivo ofertar a educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, no intuito de qualificar cidadãos visando à educação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento local, regional e nacional.
- Tenho certeza que a transformação do Cefet de Roraima em IFRR só irá aumentar a qualidade do ensino oferecido aos nossos jovens do estado. Além disso, deve aumentar a transparência na gestão da organização, ajudando na expansão da instituição pelo interior do estado - disse.
Augusto Botelho ressaltou que, em estados como o de Roraima, onde "é grande a carência de técnicos qualificados nos mais diversos temas", essas instituições ganharam especial importância.
- É fato que o bacharelado clássico não resolve sozinho a questão do desenvolvimento local. A educação profissional é que vai mudar o quadro econômico de cada região, principalmente em Roraima - disse.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: