PUC-Minas foi criada por dom Cabral

Da Redação | 10/12/2008, 18h25

Criada em 1958 por dom Antônio dos Santos Cabral, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e por um pequeno grupo de professores, a Universidade Católica de Minas Gerais nasceu oferecendo cursos de formação para professores e como opção para a juventude de formação superior comprometida com os valores cristãos, ideais democráticos e de justiça social. O reconhecimento como universidade veio em dezembro do mesmo ano, com decreto do presidente da República da época, Juscelino Kubitschek.

A PUC-Minas tem sede no bairro Coração Eucarístico, de Belo Horizonte. Em 1990, iniciou a expansão de suas atividades, abrindo unidades em outros bairros da capital e criando campus na região metropolitana de BH (municípios de Betim e Contagem) e nas cidades mineiras de Poços de Caldas, Arcos, Serro e de Guanhães.

A universidade atende a 57 mil estudantes em cursos de graduação, mestrado, especialização e doutorado. Tem 2.312 professores e 1.700 funcionários. Oferece 56 cursos de graduação, 17 programas de mestrado e seis de doutorado, além de 287 cursos de especialização.

A instituição tem mais de uma centena de prédios onde estão abrigados laboratórios, bibliotecas, museu, canal de TV, oficina de teatro, ensino a distância, salas multimídia, teatros, auditórios, hospitais veterinários e clínicas de fisioterapia, odontologia e psicologia, sendo estas últimas para atender a população carente das regiões onde estão instaladas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: